Todos nós vivemos em sociedade, e até o mais remoto ermitão é um ser humano que já foi socializado e optou pelo isolamento. Entretanto, isolamento individual não é isolamento da sociedade. O mero ato de pensar é um ato social; aprender uma linguagem é um ato social. Embora qualquer um de nós venha ao mundo com a capacidade de aprender línguas, só as aprendemos em contato com o mundo social. Essa constatação simples, “vivemos em sociedade”, deu origem a muitas reflexões sobre o lugar do indivíduo no mundo. Desde o fim do século XIX, essas reflexões têm sido sistematizadas em ciências denominadas Ciências Sociais. A proposta desta introdução é convidar você a conhecer alguns aspectos da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.
A VIDA EM SOCIEDADE
As pessoas vivem juntas, ou seja, em sociedade. E os cientistas sociais estão interessados em entender como acontece essa vida em sociedade. Quais são as formas de convivência entre as pessoas? Que relações são fundamentais em uma sociedade? Como funciona uma sociedade? Por que as pessoas, em geral, fazem coisas muito parecidas? Como as sociedades mudam? Por que a vida em sociedade produz diferenças tão grandes entre seus membros? Quais fatores diferenciam grupos ou sociedades? Por que algumas pessoas são exploradas, subjugadas e até mesmo escravizadas? Essas são apenas algumas questões entre milhares de outras que podem ser levantadas sobre a vida em sociedade.
💭 VOCÊ JÁ PENSOU NISTO?
Você é capaz de formular alguma pergunta sobre a vida em sociedade? Se conseguir, saiba que está começando a pensar sociologicamente. Faça esse exercício de reflexão. Questione-se sobre algo muito trivial que, embora pareça natural, possa envolver algo oculto, por exemplo: por que em geral só as mulheres usam saia?
Porque uma sociedade implanta e exige que uns se pareçam com outros? Fugir do natural causa câncer no corpo sociológico mas os cérebros sociais vivem em uma vida sedentária e desregulada, cheia de glutonarias; comem qualquer pensamento que possa parecer piedoso ou bem influenciado os quais são cancerígenos e matam o corpo aos poucos.
ResponderExcluirÓtimo! Sem comentários! Parabéns 🎈
ExcluirComentário:
ResponderExcluirMeu ver seria o seguinte questão : porq só pensar fora da caixa somos rotulados como seres muitas vezes inferiores desregrado sem caráter pouca inteligência imaturos rebeldes sem causa pessoas fadadas ao fracasso entre outras coisas !!!?? Qdo na verdade apenas se tem uma visão diferente sobre a vida mas isso não significa falta de inteligência rebeldia e falta de caráter vc apenas eh vc e não só mais um a copiar todo uma nação !!! Vc busca mais vc quer mais do que vê sente observa e deseja pra sua vida porém infelizmente as críticas chegam os julgamentos chegam algo incompreensível pra mim numa sociedade que deveria ter o diferente como algo positivo pra agregar conhecimento ensino e aprendizado para ambos os lados !!!algo a se refletir sobre !!!...
Interessante reflexão! A questão sobre o uso de saias pelas mulheres nos leva a pensar sobre normas de gênero e construções sociais. Por que, em muitas culturas, a saia é considerada uma vestimenta "feminina" e associada à feminilidade, enquanto outras peças de roupa são designadas como "masculinas"? Isso nos leva a analisar como as normas de gênero são estabelecidas e mantidas na sociedade, e como essas normas influenciam as escolhas individuais e a percepção das identidades de gênero. É um ótimo exemplo de como questionar algo aparentemente trivial pode revelar aspectos importantes da vida em sociedade.
ResponderExcluirREFLITA PROF...
MUINTO lentilhas com sucesso
ResponderExcluirPor que rosa é feminino e azul masculino?
ResponderExcluirA cor rosa Energisa o sistema nervoso central e como somos a centralidade da humanidade,nos mulheres somos sensível e empoderadas.
ExcluirO azul é preto que a união de todas as cores. Os homens foram pioneiros na unidade de várias fronteiras na união da sensibilidade feminina
É isto mesmo Giivane! A contrução de significativa gera bons relacionamentos. Parabéns 🎈
ResponderExcluirParabéns a todos que participaram!
ResponderExcluirPor que é normal dar flores de presentes para as mulheres e não para os homens?
ResponderExcluirvida em sociedade é uma constante formadora do homem, a própria convivência social condiciona a sociedade e é condicionada por esta. A vida social capacita o homem e o modula, formando-o para determinada sociedade. Por sua própria essência, a espécie humana, possui uma carência encrustada em sua história.
ResponderExcluirAluna : Taune
ResponderExcluirTurma: 207
Ao abordar essa questão, podemos questionar como essas normas de gênero são construídas, mantidas e transmitidas pela sociedade, e como elas podem influenciar a liberdade individual de expressão e identidade. Além disso, podemos refletir sobre como essas normas impactam a percepção pública das pessoas com base em sua vestimenta e reforçam expectativas rígidas sobre comportamento e aparência com base no gênero.
Portanto, questionar por que em geral só as mulheres usam saia nos convida a pensar sociologicamente sobre as dinâmicas de gênero na sociedade e a desafiar as normas culturais que podem limitar a liberdade individual e perpetuar desigualdades de gênero.
É muito importante questionar e refletir sobre esses temas para compreendermos melhor a dinâmica das relações humanas e as estruturas sociais que nos cercam.
ResponderExcluirE quanto à pergunta sobre as saias, é um ótimo exemplo de como podemos começar a pensar sociologicamente. Questionar as normas e padrões estabelecidos na sociedade nos ajuda a compreender melhor as dinâmicas de poder e influência que moldam nossas vidas.
É muito importante questionar e refletir sobre esses temas para compreendermos melhor a dinâmica das relações humanas e as estruturas sociais que nos cercam.
ResponderExcluirErick 207
ResponderExcluirpor que é normal mulher receber flores mas homem não é?
Gabriel
ResponderExcluirT:207
Porque o sistema impõe o menino usar azul e a menina Rosa ? Por que tem q ter essa separação?