Segundo Durkheim, para que uma sociedade funcione é preciso que ela seja coesa, assim como o funcionamento do corpo humano depende do bom funcionamento de todos os órgãos. Na visão durkheimiana, as estruturas e funções sociais não são elementos isolados
Se meu corpo é natural e se foge do natural morre;
ResponderExcluirAssim também é a sociedade, se ela é considerada um corpo, ela só comer porcaria morrerá.
Ótima, observação Mauricio, nesta analogia do corpo e morre a sociedade também morre, Parabéns!
ExcluirComentário :
ResponderExcluirEm meu entendimento percebi uma visão mais profunda e ampla sobre a necessidade da compreensão de que todos na verdade SOMOS UM !!
Todos estamos aqui para evoluir ensinar mas tbm ser ensinados e que tudo ao nosso redor quer seja feito por nós ou outros impacta sobre vidas pois como um corpo somos um conjunto de área pensantes com formas diferentes de ver o mundo porém se unirmos esses conhecimentos de forma positiva podemos trazer uma visão muito mais esclarecedora fo mundo de tudo que nos cerca do porq estamos aqui e para que e a importância de cada ser na vida evolutiva de cada um quer por ensinarmos ou aprendermos com pessoas ,eh pensar n todo para bem maior !!!
funcionalismo é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade. Segundo essa teoria, a sociedade é vista como um sistema composto por diferentes partes interdependentes que funcionam em conjunto para garantir a ordem e a continuidade social.
ResponderExcluirO corpo e um órgão único, quando uma parte adoece, deixa de funcionar corretamente, assim e a sociedade, precisa da colaboração de todos para que funcione bem.
ResponderExcluirSociologo frances é do job
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO corpo é um órgão único quando uma parte adoece, deixa de funcionar corretamente E assim a sociedade e se a sociedade é considerado um corpo, ela ela só pode comer porcarias.
ResponderExcluirConforme a pesquisa solicitada foram 2folhas ,agora como resumir isso em um comentário? Bom além do que já foi dito ,Durkheim foi o cara responsável pela estruturação da sociologia ,quem criou os primeiros métodos de estudo ,ele acreditava que para comprovar os fenômenos sociais era através de metido científico então ele criou o método comparativo ou funcionalismo que era marcado por observar um fenômeno, elaborar hipóteses e realizar experiências, o funcionalismo de Durkheim nada mais era do que o crer que todo que toda e qualquer ação de um indivíduo possui função direcionada na sociedade sendo assim não existem ações irracionais pois as ações partem de experiências e práticas coletivas pois os indivíduos são parte de um corpo social ,corpo esse que para funcionar perfeitamente nessecita que todos os seus membros façam sua parte de forma correta
ResponderExcluir“As Regras do Método Sociológico” que o crime é, pois necessário; ele se liga às condições fundamentais de toda a vida social e, por isso mesmo, tem sua utilidade; pois estas condições de que é solidário são, elas próprias, indispensáveis à evolução normal da moral e do direito.
ResponderExcluirParabéns a tod@s pela participação, por mais que achamos que estamos realizando uma atividade para obter nota, sem perceber estamos degustando o saber aos poucos. Tanto o texto reproduzindo como o texto de autoria ficaram em nossas memória! A final isto é uma memória! Parabéns aos participantes
ResponderExcluiré uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade.
ResponderExcluirtudo funciona como uma máquina, a sociedade não é diferente, tem que haver respeito e amizade para o funcionamento.
ResponderExcluirben-hur turma:207
Excluirque é o Funcionalismo:
ResponderExcluirDe acordo com os teóricos funcionalistas, cada indivíduo em uma sociedade exerce uma função, e o conjunto de todas as funções permite o funcionamento harmônico da sociedade.
Aluna : Taune
ResponderExcluirTurma: 207
Durkheim via as estruturas e funções sociais como interligadas e interdependentes, argumentando que cada parte da sociedade desempenha um papel crucial no funcionamento do todo. Ele enfatizava a importância da integração social, da coesão e da regulação para prevenir anomia e promover o bem-estar coletivo.
Essa visão holística das sociedades como sistemas integrados influenciou significativamente a sociologia, contribuindo para uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais e da importância da solidariedade para a estabilidade social. É interessante como as ideias de Durkheim continuam sendo relevantes para analisar os desafios contemporâneos enfrentados pelas sociedades.
Nosso corpo é uma máquina, se uma peça para de funcionar o resto prejudica e pode parar de funcionar.
ResponderExcluir