Sobre Nós! Apenas sobre Mim!
Toma de reflexão sobre nossas metas e sonhos a ser realizado;
Responsabilidade com o propósito de estudar e concluir o Ensino Médio;
O Tempo, nosso melhor amigo e nosso pior opositor.
Poema o Tempo - Mario Quintana - A vida é o dever que trouxemos para fazer em casa...
Breve Histórico
Mario Quintana, nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, no dia 30 de julho de 1906. Quando tinha 13 anos, mudou-se para Porto Alegre, capital do estado, para estudar no colégio militar. Considerado o “poeta das coisas simples”, Mario Quintana é reconhecido atualmente como um dos maiores nomes da literatura brasileira.
Seus escritos são marcados pela profundidade e perfeição técnica com o hábil uso das palavras. Mario Quintana trabalhou como jornalista quase toda a sua vida, traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, Mrs Dalloway de Virginia Woolf, e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini. Recebeu grandes prêmios da literatura, como o Prêmio Machado de Assis (1980) e o Jabuti (1981). Mario Quintana faleceu em 1994, aos 87 anos, na cidade de Porto Alegre. Entre tantas obras (poemas, antologias e traduções), Mário escreveu sobre “O Tempo“.
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Curiosidade 👈👇
Título:
Antologia Poética
Autor:
Mario Quintana
Sinopse:
Publicada originalmente em 1981, Antologia poética apresenta uma seleção do próprio Mario Quintana, que optou por uma divisão temática de seus poemas. Estão presentes os motivos mais emblemáticos do poeta: o humor, o despojamento, o devaneio, o sobrenatural, a infância, o cotidiano. O conjunto forma um curso prático não só da poesia de Quintana, mas da poesia moderna como um todo, naquilo que ela tem de mais característico: o lirismo intimista e o verso livre. Com prefácio de Eucanaã Ferraz, que discute em profundidade não só a coletânea, mas também faz um balanço preciso da obra de Quintana, esta é uma ótima porta de entrada para os leitores que querem ter contato com este poeta essencial.
ben-hur bemvenuti
ResponderExcluirturma:207
alcançar nossas metas nunca será uma tarefa fácil, por isso devemos nos planejar ao máximo, estabelecendo metas e objetivos, e fazer tudo com convicção, sabendo que todo esforço tem sua recompensa.
Nunca pare independente do que aconteça
ResponderExcluirDevemos buscar cada vez mais, correr atrás dos nossos objetivos olhar para a frente , não desistir nunca.o tempo passa mas devemos correr e subir cada degrau um de cada vez .sonhe , planeje, e corra atrás.
ResponderExcluirNós devemos buscar cada vez mais, correr atrás do nosso objetivo e sempre olhando para frente, e o mais importante nunca parar de tentar.
ResponderExcluircorrer atrás, persistir nos nossos sonhos e objetivos!
ResponderExcluirVejo de umas forma diferente ,vejo como desacelerar pois estamos sempre em busca de algo pois nunca nos sentimos suficientes ,o mundo corre e por isso estão todos sempre atrás de algo mas deixa de viver o real ,no fim todos vamos morrer então porque não viver ? Porque não escolher prioridades ? Será que o tempo não deveria ser visto como um presente ? E se te disserem que vc tem o tempo determinado o que seria diferente ? Quais escolhas faria ? Viveria o amor da sua vida ou buscaria pela carreira? E se soubesse com toda certeza que filhos crescem e nunca mais vai ter a oportunidade de ensinar eles a andar ,será que correria em busca de dinheiro ? Status,fazer escolhas sem pensar nas horas requer sabe que a morte é certa e que mesmo que estejamos fazer do escolhas erradas ou certas só nós mesmos podemos julgar pois ninguém vai viver por nos e para o amanhã não sabemos mas no hoje nossas escolhas nos trouxeram aqui ,estudar? Pro emprego, pra conhecimento, pra evolução, pra faculdade ,? Nao sei só sei que nada sei kkkkk portanto viver o agora e o agora é evoluir ou parar cabe a cada um escolher pois até ao levantar da cama é uma escolha exclusivamente nossa e o tempo? Deixe ele passar e viva
ResponderExcluirÓtimo, Rosângela! Tudo depende de nossas escolhas! Sempre de olho no tempo!
ExcluirComentário :
ResponderExcluirA necessidade de propósito metas objetivos na vida pois o tempo passa rápido demais começamos com dias meses e anos de infância ...qdo vemos já estamos adolescentes logo adultos , breve vem maturidade e a pergunta ...o que fizemos com todo tempo até aqui o que fomos o que aprendemos o que conquistamos e até mesmo o que ainda dá tempo de fazer sem deixar pra depois ...o reconhecer da estagnação que pode nos fazer deixar tudo pra amanhã ...e descobrir que amanhã não se volta pra infância ...amanhã não se recupera a juventude ...amanhã a maturidade já foi ...coisas perdemos pelos conho.sem a possibilidade de recuperar novamente ...então a necessidade de valorizar cada dia hora mês e ano de nossas vidas vividas mas com a certeza de que tudo dentro de nossas possibilidades fazemos hoje pra lá na frente não nos perguntarmos de forma saudosista o porq não fizemos qdo podíamos e tivemos a chance de fazer ..quer âmbito familiar social emocional sentimental profissional ...tem coisas que o tempo ensina mas trazer de volta não mais ...entendendo isso saibamos aproveitar da melhor forma tudo que a vida nos apresenta de bom pra fazer por nós e por todos ao nosso redor seja amar perdoar compreender conquistar lutar e realizar em nossas vidas por nós e por outros que amamos tbm !!!
Parabéns a tod@s pela participação, por mais que achamos que estamos realizando uma atividade para obter nota, sem perceber estamos degustando o saber aos poucos. Tanto o texto reproduzindo como o texto de autoria ficaram em nossas memória! A final isto é uma memória! Parabéns!
ResponderExcluirSempre procurar o melhor em várias ocasiões.
ResponderExcluirAluna: Taune
ResponderExcluirTurma: 207
Que belo poema de Mario Quintana! Ele consegue expressar de forma tão poética a fluidez do tempo e a importância de viver intensamente cada momento. É realmente inspirador refletir sobre a responsabilidade de perseguir nossas metas e sonhos, mesmo diante das adversidades impostas pelo tempo. Afinal, como ele mesmo diz, a vida é o dever que trouxemos para fazer em casa, e devemos buscar viver plenamente, sem nos prender às "cascas douradas e inúteis das horas".
E quanto à responsabilidade com o propósito de estudar e concluir o Ensino Médio, é fundamental lembrar que a educação é uma ferramenta poderosa para alcançar nossos objetivos e realizar nossos sonhos. Cada passo dado nesse caminho contribui para moldar nosso futuro e nos tornar pessoas mais preparadas para enfrentar os desafios da vida.
willie 207
ResponderExcluirDar o melhor de si, se capacitar, alcançar sonhos e enfrentar a vida
ResponderExcluirÓtimo , sempre lidar do melhor jeito em várias ocasiões
ResponderExcluirDefinir metas e conseguir alcançar é um processo cansativo mas no final é muito bem recompensado, o processo de alcançar suas metas nem sempre precisa ser ruim, pois só sentir o gosto da vitória uma vez não seria tão bom assim.
ResponderExcluirNome:erik pereira
ResponderExcluirTurma:207
Por mais que nossa metas estão longe do nosso alcance,não podemos desisitir,planejar como alcançar,e correr atras dessas metas