De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.
Existe um método científico utilizado para medir a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um questionário para verificar o nível da qualidade de vida dos diferentes grupos sociais, de diferentes países e culturas.
Esse questionário é composto por seis domínios centrais: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.
O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando a riqueza, a qualidade do processo de alfabetização, a educação, a expectativa média de vida, o índice de natalidade e mortalidade, entre outros fatores.
Qualidade de vida foi um conceito criado pelo economista J.K. Galbraith, em 1958, que veicula uma visão diferente das prioridades e efeitos dos objetivos econômicos de tipo quantitativo.
De acordo com este conceito, as metas político-econômicas e sociais não deveriam ser perspetivadas tanto em termos de crescimento econômico quantitativo e de crescimento material do nível de vida, mas sim de melhoria em termos qualitativos das condições de vida dos homens.
Porém, Isso só seria possível através de um melhor desenvolvimento de infraestrutura social, ligado à supressão das disparidades, tanto regionais como sociais, à defesa e conservação do meio ambiente, e etc.
Para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para o lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem.
Essas ações acarretam boas consequências para o indivíduo, que passa a usar o humor para lidar com situações de stress, e fazer com que sinta que tem controle sobre sua própria vida.
Qualidade de vida é diferente de padrão de vida, e muitas pessoas confundem os termos. Padrão de vida é uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços que determinada pessoa ou grupo pode ter acesso.
Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de vida e saúde
Qualidade de vida e alimentação
ESCOLHA UMA DESTAS QUALIDADES DESTINTA E FAÇA SEU COMENTÁRIO!
Qualidade de Vida: 5 fatores que influenciam esse aspecto
ResponderExcluirSaúde.
Lazer.
Estabilidade.
Sociabilidade.
Propósito.
Não se tem qualidade de vida sem respeito pelo próximo
ResponderExcluirConcordo
ExcluirCom qualidade descrita no gráfico você concorda Viviane
ExcluirÉ fato Hildo, sem respeito não temos como buscar qualidade de vida este é a premissa.
ExcluirQualidade de Vida :
ResponderExcluirPara mim eh unir natureza seres humanos autoconhecimento ispiritual leis do universo a crença eh algo fundamental a boa estrutura familiar pra saúde mental emocional física e ispiritual tudo está interligado pois qdo não há equilíbrio uma área de nossas vidas todas as outras de alguma forma são afetadas tudo faz parte de um único contexto na criação humana e onde não há propósitos metas organização sabedoria equilíbrio pra lidar com as diferenças nao existe evolução do ser humano como um todo travando caminhos ciclos e transformações a necessidade de compreender que tudo está interligado para.bem maior tras ao indivíduo maturidade e grandes conquistas !!
Sim, Sandra a união entre respeito natureza e homem é a base do bom viver. Parabéns!
ExcluirA saúde social está ligada à manutenção de uma relação saudável nos relacionamentos com a família, amigos, colegas, ambiente de trabalho e a comunidade de convívio em geral. É a capacidade de interagir com a sociedade. Além do comportamento de cada indivíduo, depende da cultura e do coletivo.
ResponderExcluirÓtimo comentário que trás para discussão a manutenção saudável da família. O quadro de violência família não permite boas relações nem com a natureza, alimentação e higiene pessoal e afeta as relações externas no social. Muito bom, Diuly!
ResponderExcluirParabéns a todos que participaram!
ResponderExcluir
ResponderExcluirSaúde espiritual
Por fim, a saúde espiritual é a dimensão de bem-estar relacionada à fé e às crenças do ser humano. Para alcançar o bem-estar espiritual, é preciso ter liberdade para exercer a fé, valores e propósito pessoal, seja por meio da religião ou filosofia.
Para ter uma boa saúde social é preciso investir em boas relações interpessoais e consigo mesmo; sentir-se integrado, adaptado e aceito na sociedade; manter sua função produtiva e a sensação de utilidade; cuidar da coesão comunitária e ambiental.
ResponderExcluirSua síntese captura muitos aspectos importantes da palavra "vida". A vida é realmente um conceito multifacetado que transcende os limites de disciplinas individuais e inspira uma busca contínua por compreensão e significado. É fascinante como a vida pode ser abordada de tantas perspectivas diferentes, desde a biologia até a filosofia, e como sua complexidade e beleza continuam a nos desafiar e inspirar.
ResponderExcluirNome:erik pereira
ResponderExcluirTurma:207
à saúde de uma pessoa em relação à sua capacidade de interagir com outras pessoas e prosperar em ambientes sociais