sexta-feira, 22 de março de 2024

Conta Pra Mim! Quem foi Immanuel Kant

Immanuel Kant é considerado o maior filósofo do Iluminismo alemão  e um dos principais  pensadores de todos os tempos.

Immanuel Kant.  (1724-1804), nascido em Königsberg, pequena cidade da Alemanha. 

Homem metódico e de hábitos arraigados, lecionou    durante 40 anos na Universidade de Königsberg. Viveu até os 80 anos, sem nunca    ter se afastado das imediações de sua pequena cidade natal. Para Kant, a filosofia deveria responder a quatro questões fundamentais: 


O que posso saber? Como devo agir?  


o que posso esperar?


 E, por fim, o que é o ser humano?



A crítica kantiana deriva do seguinte fato: o filósofo alemão colocou a própria razão e as possibilidades reais de conhecimento em questão. Isto é, em vez de questionar como eu conheço os objetos, perguntou se o próprio conhecimento é possível. 

Isso é a chamada filosofia transcendental, aquela que põe a razão no próprio tribunal da razão. Se os iluministas criticaram, com as armas da razão, a economia, a política e a religião, Kant leva o pensamento ilustrado ao seu zênite: nele, a razão critica a si mesma.

15 comentários:

  1. E eu que achava que etendia de. Sociologia.Augusto é que era um filosofo nato.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é um ser que vive se questionando e questionando o porquê das coisas que tudo tem uma razão na existência e passa a se questionar o motivo o porquê e a sempre buscar respostas

    ResponderExcluir
  3. Foi um filósofo alemão. Sistema que procurou determinar os limites da razão humana. Sua obra é considerada a pedra angular da filosofia.

    ResponderExcluir
  4. Immanuel Kant : um dos maiores filósofos do iluminismo alemao (1724-1804) trouxe ao mundo a filosofia transcendental a qual questionava a razão por tras da própria razao .um homem de vida metódica e de grandes questionamentos da vida como um todo , ser enigmático ,céptico por assim dizer causando dúvidas que faziam as pessoas questionarem sobre sua própria existência e razões de escolhas (motivação e objetivos )quanto a sua existência humana utilizando-se seus próprios questionamentos pessoais evidenciados por suas próprias perguntas como tais : o que saber ,como agir ,o que esperar e o que na realidade ser humano ???....

    ResponderExcluir
  5. Foi um filósofo alemão.sistema que procurou. Determinar os limites da razão humana.Sua obra é considerada a pedra angular da filosofia

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Hildo! Quais seriam os limites da Razão,?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ver vocês participando do Fórum é um espaço que aprimorar nossos conhecimentos!

    ResponderExcluir
  8. Para Kant, existe um dever universal baseado em leis morais e esse dever está submetido ao estrito cumprimento das leis morais em qualquer situação racional. O ser humano ou qualquer outro ser racional deve cumprir aquilo que é estabelecido pela lei moral.

    ResponderExcluir
  9. No campo da filosofia política Kant apresenta a ideia de Paz Perpétua, como sendo o resultado da história e garantida através da cooperação internacional. Kant defende a existência de Estados organizados pela lei e com a existência de governos republicanos.

    ResponderExcluir
  10. É considerado o maior filósofo do iluminismo alemão. Põe em dúvida se o conhecimento é possível, quando faz com que a razão critique a si mesma.

    ResponderExcluir
  11. Immanuel kant. Imperativos categóricos.As boas ações humanas devem se tornar universal. Êtica:fundamentadas na razão
    A boa ação deve ser de dentro para fora doando a moral. A moral cristã é de fora para dentro. Temos que ter nos açoes, para servir de exemplo pra que todo mundo pratiquem boas ações. FRASE DE IMMANUEL KANT:" O SÁBIO PODE MUDAR DE OPINIÃO IGNORANTE NÃO".

    ResponderExcluir
  12. Immanuel Kant foi um filósofo alemão do século XVIII, amplamente considerado como um dos pensadores mais influentes da era moderna. Ele é especialmente conhecido por sua obra "Crítica da Razão Pura", na qual explora a natureza do conhecimento humano, a metafísica e a epistemologia.
    Kant buscou reconciliar as abordagens racionalistas e empiristas, argumentando que o conhecimento humano é moldado tanto pela experiência sensorial quanto pelas estruturas inatas da mente. Ele também desenvolveu a ideia do "imperativo categórico", um princípio ético fundamental que enfatiza a importância da moralidade baseada na razão prática.
    Além de suas contribuições para a filosofia, Kant também escreveu sobre estética, política, religião e teologia. Sua influência se estende por diversas áreas do pensamento humano.

    ResponderExcluir
  13. Feito digitalizado, manuscrito e comentado .

    ResponderExcluir
  14. Immanuel Kant ou Emanuel Kant, foi um filósofo alemão e um dos principais pensadores do Iluminismo. Seus abrangentes e sistemáticos trabalhos em epistemologia, metafísica, ética e estética tornaram-no uma das figuras mais influentes da filosofia ocidental moderna. Para Kant, existe um dever universal baseado em leis morais e esse dever está submetido ao estrito cumprimento das leis morais em qualquer situação racional. O ser humano ou qualquer outro ser racional deve cumprir aquilo que é estabelecido pela lei moral.

    ResponderExcluir