
O Asno de Buridan é um paradoxo em filosofia sobre o conceito de livre-arbítrio. Refere-se a uma situação hipotética em que um asno é colocado à mesma distância de um fardo de palha e um recipiente com água. Uma vez que o paradoxo assume que o asno irá sempre para o que estiver mais perto, ele irá morrer de sede e de fome, uma vez que não pode tomar nenhuma decisão racional sobre a escolha de uma ou de outra hipótese.
Cartoon político, c. 1990, retratando o Congresso dos Estados Unidos como o asno de Buridan
O paradoxo tem este nome devido ao filósofo francês do século XIV, Jean Buridan, que satiriza o determinismo moral. Filósofo ocamista, ensinava o determinismo psicológico de acordo com o qual o homem quer necessariamente o bem que lhe parece o melhor.
Fernando van Steenberghen e Arthur Schopenhauer no entanto, afirmam que este exemplo inexiste nas obras de Buridan, mas que pode provir de seu ensino oral ou então ter sido inventado por adversários para ridicularizar sua doutrina.
Na sua obra Sobre o Céu, Aristóteles já se refere ao paradoxo.
Você conhece o paradoxo do 'Asno de Buridan'?
Eu estava assistindo a serie The Big Bang Theory e em um dos episódios Sheldon fica indeciso entre duas portas e apresenta este paradoxo para Amy, e isso ficou matutando na minha cabeça.
O paradoxo se simplifica em:
Você, hipoteticamente, coloca um burro igualmente com sede e com fome exatamente entre um cocho de água e um fardo de palha. O paradoxo assume que o burro sempre irá escolher o que está mais próximo, sendo assim morrerá tanto de fome como de sede, por não ser capaz de fazer uma escolha lógica entre a água ou a palha.
Então porque nós, capazes de tomar decisões lógicas, 'morremos' ao ter de escolher entre duas coisas?
Este paradoxo é possível aplicar em diversas situações, como por exemplo na área do design. Mande duas opções de uma identidade visual que você criou e seu cliente perde algumas horas ou dias escolhendo e nem sempre faz a melhor escolha. Ou até mesmo em nossa vida profissional, eu mesmo após refletir sobre este paradoxo me dei conta que eu estava 'morrendo' e deixando de crescer por isso. Como gosto de tudo relacionado a design eu gostaria de ilustrar, editar videos, trabalhar com UI e UX, criar as marcas mais bonitas e deixar os instagrams todos cheios de artes bonitinhas. Enquanto tava na vontade de fazer isso tudo por achar legal e parecer divertido, eu via as pessoas que decidiram que caminho tomar e se dedicar naquilo, e eu estava ficando para trás.
Este artigo é apenas uma reflexão sobre como nós podemos perder dias, meses até anos da nossa vida, 'morrendo' diaramente por não conseguir tomar uma decisão racional, ou ter medo de refletir sobre o que realmente queremos e nos dedicar.
Reflita, Escolha, Dedique-se. Como diz o @papaidesigner: "Para de chorar e mete a cara".
Acho que esse dilema serve para todos, as vezes preferimos o caminho mais fácil do que o caminho que nos ajudaria na nossa sobrevivência,assim nos fazendo passar por mais sufoco do que o nescessário
ResponderExcluirEsse dilema ilustra a dificuldade de escolher quando não há critério claro para decidir.
ResponderExcluirMuitas vezes o caminho mais fácil não nós leva para coisas maiores..
ResponderExcluirMuitas vezes pra alcançar algo MT bom...teremos que passar por um caminho turbulento.
ResponderExcluirMuitas vezes o caminho que percorremos para alcançar algo que seja maravilhoso é cheio de obstáculos mais tenhamos consciência de que se formos pelo mais fácil não nos levará a nada
ResponderExcluirnos leva ao dilema da escolha, quantas vezes perdemos de viver algo por não sabermos decidir entre as possibilidades que se apresentam
ResponderExcluirÉ verdade Marcos! Mas percebo o teu esforço em continuar estudando, mesmo tendo que escolher entre suprir a fome de saber ser e a fome de poder ter! Parabéns! Você soube buscar o equilíbrio!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtemos consciência,de que se formos pelo mais fácil,não vamos chegar a lugar algum.
ResponderExcluirAsno Buridan
ResponderExcluirComentário : se definiu para mim como a impossibilidade e a dificuldade de tomar decisões qdo a pessoa se confronta com mais de uma oportunidade trazendo conflitos internos e causando até mesmo dúvidas que geram ansiedades e perdidos nisso ficam por horas dias e meses num conflito opcional que pode trazer ao indivíduo muitas peças pois por não ser capaz de fazer escolhas não saber lidar com muitas coisas ao mesmo tempo se perde perde tempo de vida estagnacao perca de oportunidades de amadurecimento crescimento e falta de sabedoria pra agir dentro das situações que o mundo colocará a sua frente !!!
Ótima colocação!
Excluiro paradoxo do Asno de Buridan é frequentemente discutido na filosofia para explorar os limites do livre-arbítrio e a tomada de decisões.
ResponderExcluirO burro por ser um ser infracional e optar sempre pelo mais fácil vai acabar morrendo por não ir atrás do que ele realmente precisa
ResponderExcluirEsse dilema cabe em nossas vidas ate mesmo atualmente, o caminho mais rápido e mais fácil não nos levará a lugar nenhum e o caminho que muitas vezes reclamamos por ser longo e cheio de dificuldades é o que nos leva a grandes conquistas.
ResponderExcluirse definiu para mim como a impossibilidade e a dificuldade
ResponderExcluirA todos, parabéns por contribuirem com suas colocações, isto nos enriquece e alimenta o conhecer ser! Ótimo!
ResponderExcluir