Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.
Bruno Pierozi
Deixe seu comentário acerca de quem é o homem. Apresentamos aqui uma video aula pelo professor Bruno Pierozi que aborda a visão de dois grandes filosofos:Descartes(pronuncia-se Decar) e Espinoza. Bom trababalho a tod@s!
ResponderExcluiròtimo, Mauricio! De que forma podemos dividir nossas idéias com os demais homens na intenção de promover um mundo mais igualitário?
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirCérebro bem desenvolvido, capacidade de falar e produzir cultura, para caracterizar a espécie viva e evolutiva que se difere das demais por possuir inteligência e razão.
ResponderExcluirO que e o o Homem ???
ResponderExcluirMeu entendimento sobre : homem eh um ser de totalidade única ou seja nada mais nada menos que nos dar conta que todos somos um !! E dentro deste conceito podemos usar a glândula pineal para ampliar a dimensao l spiritual com a compreensão intuitiva humana de que todos estamos aqui para evoluir e ajudar outros nessa jornada também e que temos missões uns com os outros para evoluir e trazer evolução a outros nos tornando seres únicos tendo a certeza que todos além de sermos um necessitamos uns dos outros para atingir evolução como pessoa e ispiritual tbm !!!viemos comissoes destinadas a trazer transformações as vidas para um bem maior !!..
Ótimo tema, Sandra! Glândula Pineal e a evolução humana
ExcluirQual a importância da glândula pineal para Descartes?
ExcluirNa teoria cartesiana, a glândula pineal está no centro da explicação dos movimentos e das sensações, que são explicados a partir do movimento dos espíritos animais e dos nervos que os transportam.
O homem é a sua vida individualmente percorrida na tensão de uma existência que se move sempre entre dois pólos: peso do pecado e esperança de redenção. É homo absconditus; não tem “natureza”, mas um misto ambivalente de ser e não ser, e é esse o seu lugar.
ResponderExcluirMuito bom, Diuly! Você que autor fala sobre Pecado e Redenção!
ExcluirO homem é um ser vivo irracional
ResponderExcluirViviane,por vezes podemos dizer ou falar da irracionalidade dos homens,mas de regra somos Racionais por natureza.
ResponderExcluirVou deixar aqui um indicação de leitura.
A compreensão dos fatores que nos levam a tomar determinadas decisões pode ser a chave para nos tornarmos cada vez mais racionais nas escolhas que tomamos. Por isso, o livro Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, se torna indispensável para aqueles que buscam compreender as razões de nos comportarmos de determinadas maneiras diante de diferentes situações.
Comentário: Conta Pra Mim Sobre: quem foi Martin Luther king!!!
ResponderExcluirMarin Luther King (15/01/1929 -04/04/1968)
Foi um pastor batista ativista político,que se tornou líder dos movimentos civis dos Estados Unidos em 1955.
Estudou teologia em Universidade de Boston (1951-1955).
Influenciado por Mahatman Ghandi,Abraham Lincoln,Bayard Rustin e outros lutou contra segregação racial ,defendia a desobediência civil e adepto da não violência como forma de luta contra racismo .
Graduou-se em Sociologia e concluiu teologia no mesmo período(1955) ,foi perseguido , difamado e intensamente monitorado e chantageado para que desistisse e abandonasse suas lideranças e convicções.
Na luta contra racismo aderiu em 1950 a Associação Nacional para progresso das pessoas de cor ,liderou um boicote da população negra serviço de ônibus de Montgomery no Alabama ,foi tbm um dos fundadores da Conferência da Liderança Crista no Sul,composta por pastores negros de forte ativismo .
Realizou uma série de protestos pacíficos que o marcaram na história por seus discursos .
Um dos mais conhecidos e importantes discursos de sua história foi intitulado
"Eu tenho um Sonho " ,ou em inglês, "I Have Dreams".
Foi nomeado prêmio Nobel da Paz ,mesmo ainda sendo nesse período perseguido e difamado , quando então ,por fim assassinado em 04 de abril de 1968,por apoiar uma greve de trabalhadores !...
*Observação :Referência de pesquisa :Silva,Daniel Neves.
Martin Luther king Jr.,Brasil Escola -Disponível em :
https//brasil escola.uoul.com.br./história/martin-luther-king.htm. Acesso em 01/04/2024
Bacana, Sandra! A disponibilização do material de Pesquisa.
ExcluirEu tenho um sonho!
Interessante abordagem filosófica! Concordo que a capacidade humana de raciocínio e discernimento é realmente uma característica marcante. Além disso, a capacidade de formar conceitos e compreender o mundo ao nosso redor é algo que nos diferencia de outras espécies. A busca pelo entendimento e pela busca do significado da vida também faz parte da natureza humana. E você, o que pensa sobre isso?
ResponderExcluirO homem é o conjunto do ser é pensar, ou seja, o que acontece ao redor leva ao pensamento e a construção de respostas e soluções, para a vivência em sociedade, com constantes mudanças de acordo com os fatos que ocorrem no decorrer da vida. É um ser único e finito.
ResponderExcluirO homem é um animal que possui razão. A natureza muda, assim como o homem, isso se chama evolucionismo. Onde encontramos 2 formas de ser: o heráclito e o demócrito.
ResponderExcluirQuem é o homem?" busca compreender a natureza humana, sua essência e papel no universo. Diferentes filósofos ao longo da história abordaram essa questão de maneiras diversas, refletindo sobre a autorreflexão, a vida em sociedade, a dualidade mente-corpo e a influência do meio na formação do indivíduo. Essa reflexão complexa oferece insights sobre as capacidades, limitações e lugar do ser humano no mundo.
ResponderExcluiro homem é um ser humano muito complexo e multifacetado, capaz de racionar, sentir emoções, criar arte, desenvolver tecnologia e se relacionar com o mundo ao seu redor.
ResponderExcluir