sexta-feira, 12 de julho de 2013

Etimologia da palavra Saber e Sabor


 Olá, pessoas!
Temos aqui um pequeno esclarecimento do titulo do nosso blog - Saber e Sabor do Latim, SAPOR, “sabor”, relacionado ao verbo SAPERE, que tanto queria dizer “ter gosto, sentir gosto”, como “compreender, saber”. A ideia é que possamos trocar informações com muita sabedoria e o melhor sentir o sabor do conhecimento.


Relações interpessoais no ambiente de trabalho: um estudo de caso em instituições de ensino público na cidade de Francisco Beltrão – PR

Pedro Henrique de Gois
Mestrando pela Universidade Estadual de Maringá
pedrodgois@gmail.com
Ivete Inês Pastro
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutora pela Universidade Federal de Pelotas
ivete@utfpr.edu.br
Resumo: Este trabalho apresenta-se como um recorte da pesquisa sobre relações
interpessoais no ambiente de trabalho, desenvolvido com o objetivo de verificar
junto a duas unidades de ensino público localizadas na cidade de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, as relações estabelecidas no ambiente de trabalho e sua
influência para a eficiência organizacional. Buscou-se neste estudo relacionar a
prática do trabalho a convivência em grupo, identificando a qualidade de vida no
trabalho e as percepções dos trabalhadores em relação ao ambiente organizacional e as relações estabelecidas no dia-a-dia. Consiste numa pesquisa exploratória
e comparativa, qualitativa e quantitativa, que se utiliza de indicadores numéricos.
Os resultados apresentados mostram que os trabalhadores qualificam de forma
positiva a condição de trabalho atual, o ambiente de trabalham em que atuam e
o relacionamento interpessoal que estabelecem no ambiente de trabalho e, dessa
forma, indicam uma condição favorável de qualidade de vida no trabalho, fundamental para obtenção de bons resultados nas organizações, conforme indicam
concepções da Administração atualmente.
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho; Relações interpessoais; Admin

Mercado exige capacitação contínua

Essa carência é o reflexo das mudanças frenéticas que a evolução tecnológica causou e ainda tem causado nas empresas e na nossa vida. Todos os dias nós desenvolvemos novos softwares, computadores, mídias, robôs, máquinas que podem ajudar no nosso dia a dia.
No entanto, essa revolução tecnológica tem causado grandes impactos no marcado de trabalho e máquina tem tirado o trabalho operacional que antes era feito pelo homem, e agora tem sido executado por robôs.
Por exemplo, antes os telefones das empresas eram operados e atendidos por secretárias que transferiam as ligações. Hoje em dia esse trabalho é feito por uma máquina, que conversa com quem está do outro lado da linha, levando-o a falar diretamente com quem ele deseja. Nesta mesma linha de raciocínio, não são mais pessoas que montam carros nas montadoras, mas robôs e tampouco são pessoas colhem nas lavouras, são as colheitadeiras que fazem esse trabalho.
Todas estas inovações, por um lado, “roubam” o trabalho operacional do homem, mas por outro, criam novas profissões e novas oportunidades de emprego. No entanto, essas novas oportunidades exigem maior qualificação profissional e é preciso para estar apto a executá-las.
Para ilustrar melhor essa evolução do mercado e a sua constante exigência pela qualificação do profissional, observe as seguintes situações:
Perceba a pirâmide como o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. Com isso, com o passar do tempo, os trabalhos mais operacionais vão sendo substituídos por máquinas e o profissional que não se atualiza acaba ficando fora deste mercado. E, no topo da pirâmide vão surgindo novas profissões que requerem maior qualificação do profissional. Ou seja, o profissional que se mantém atualizado se mantém no mercado e em boas posições.
Mas quem fez toda essa revolução e causou tanta mudança: a máquina ou as pessoas? É claro que foram as pessoas! É por isso que não há motivo para desespero. As pessoas continuam no comando de tudo e a máquina só vai tirar seu emprego se você não se capacitar para executar tarefas que exijam maior qualificação.
Por um lado ver as máquinas tomar o lugar das pessoas pode causar um certo desconforto, mas por outro trás uma boa perspectiva quanto ao futuro pois, quanto mais a tecnologia avança, mais barata e acessível ela vai se tornando e com isto, fica também cada vez mais difundida. Isto permite que todas as empresas tenham praticamente o mesmo “arsenal” tecnológico, o que as tornas todas muito parecidas, se não iguais, tecnologicamente falando. Portanto, se todas as empresas estão iguais tecnologicamente falando, onde está o diferencial competitivo delas? O que fará que uma empresa se destaque em relação à sua concorrente? A resposta é simples: as pessoas.
Quanto mais o mundo avançar tecnologicamente, mais a tecnologia virará commodity e mais o diferencial competitivo estará nas pessoas. Portanto, o que faz a empresa se destacar ou não são as pessoas que trabalham nela, seus colaboradores, o time como um todo ou, em alguns casos, talentos específicos.
É por isso que não há com o que se preocupar, desde que você acompanhe essa evolução do mercado de trabalho e continue sempre se atualizado.
O que fará você se destacar no mercado, além do seu conhecimento técnico e específico para desempenhar a sua função, são as suas competências adicionais e habilidades, mas não só isso. Cada vez mais sua habilidade de trabalhar em equipe, de liderar, de lidar com dificuldades, com diferentes perfis de profissionais e de empresas e seus valores pessoais, vem sendo cada vez mais importante para que você se destaque.
Portanto, hoje em dia investir na carreira, é mais do que adquirir conhecimento técnico, mas melhorar como pessoa, pois, num mundo onde as pessoas estão cada vez mais importantes, o relacionamento com o próximo também tem sido cada vez mais valorizado. Faça isso e seja um profissional empregável, mantenha-se sempre compatível com o que o mercado deseja e mantenha acesa a chance de conseguir uma recolocação profissional.
Lembre-se sempre de que há uma multidão buscando por empregos, mas o mercado está em busca de profissionais de primeira linha, que façam a diferença!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Por que fazer pós-graduação?

O Ensino Superior é imprescindível ao profissional que deseja uma inserção de sucesso no mercado de trabalho. Seja qual for a área de atuação, manter-se atualizado e enriquecer o currículo com especializações é de extrema importância.

Um curso de Pós-Graduação traz novas oportunidades de atuação profissional, de ascenção na carreira, aumenta as possibilidades no mercado de trabalho convencional e de concursos públicos. Além de ampliar o campo de relações com outros profissionais e acadêmicos influentes. Publicado em Tá sabendo? às 14h52

ATENÇÃO PROFESSORES!

O Polo de Educação Superior UABBP - Balneário Pinhal convida Educadores para fazerem parte da nova turma do Curso de Especialização Lato Sensu em Mídias na Educação. Faça sua inscrição, convide seus colegas professores, este curso é gratuito oferecido pela UFRGS - CINTED . Pedimos que divulguem essa notícia.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI!
Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Lato Sensu em Mídias na Educação - 3ª Edição encerram no dia 30/06/2013. As inscrições somente podem ser realizadas via eletrônica, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível no site http://penta3.ufrgs.br/MidiasEducCicloAvancado3/ e envio do mesmo para o endereço midiaseduc3@cinted.ufrgs.br, juntamente com cópia eletrônica dos documentos (em formato de PDF).

Documentos Necessários para a Inscrição:

  • Cópia do RG e do CPF;
  • Cópia do Diploma de Graduação;
  • Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
  • Documento comprobatório de efetivo exercício em cargo público do magistério na Educação Básica.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Olá, Caros alunos!

Hoje vamos falar de Comportamento Social

O que é isto, Comportamento Social?

Nossa tentativa  hoje é caracterizar e distinguir o comportamento social de outras formas de comportamento. Faço aqui a apresentação do artigo  retirado do blog https://revistaptp.unb.br/index.php/ptp/article/view/325/43
 
    O comportamento social, assim como qualquer comportamento, se caracteriza pela interação entre o organismo e o ambiente. Como se trata de comportamento social há duas possibilidades de interpretação: ou se considera o comportamento de grupos de pessoas, ou o comportamento de indivíduos em contato com outras pessoas. Podemos fazer uma analogia com outro nível de análise, o comportamento do organismo no geral e o comportamento de cada célula em contato com outras células.
    Devido à consolidação do termo comportamento, na análise do comportamento, para tratar de comportamentos individuais, adotou-se o conceito de ‘comportamento social’ apenas para tratar do comportamento do indivíduo em contato com contingências sociais. Para o funcionamento de grupos de pessoas diante das contingências externas, usa-se outros termos como metacontingência, macrocontingência etc.
    Comportamento social é uma interação de um indivíduo com outros organismos.Algumas questões surge dessa concepção de comportamento social.A primeira delas é se o comportamento destes outros organismos faz parte da definição de comportamento social ou é apenas acidental.Se for considerado apenas acidental, então seria um comportamento social fazer uma cirurgia, desviar de alguém parado na rua etc.Parece mais adequado, então, que o comportamento social envolva a interação com o comportamento de outros organismos e não apenas seus corpos.
    Outras questões que são levantadas diante da noção de comportamento social, uma delas é se ele envolveria o comportamento de qualquer animal ou se envolveria apenas seres humanos. Também entra a questão de pensar se o comportamento social pode ser entre animais de espécies diferentes. Além disso, cabe refletir o comportamento social se trata de qualquer interação entre os comportamentos dos indivíduos ou se restringe apenas a algumas espécies de interação.
    Uma última questão é se o comportamento social pode ocorrer com o indivíduo sozinho. Pode-se dizer que os comportamentos, indireta ou diretamente, são influenciados pelos comportamentos de outros indivíduos, mas isso significa que estes comportamentos influenciados são necessariamente comportamentos sociais? Dizer isto significa dizer que acordar com o toque de um despertador, usar o comportamento e qualquer comportamento é social. O comportamento social perderia seu sentido, pois seria idêntico ao conceito de comportamento. Assim, o comportamento social é um comportamento definido por uma interação social e não apenas um comportamento que é influenciado, acidentalmente, pelo comportamento de outros organismos.

Comportamento social é interação entre as respostas emitidas por um organismo e o comportamento de outros organismos
                              
Para saber mais:

Artigo:

"Grupo Análise do comportamento e cultura PUC/SP"