sexta-feira, 15 de março de 2024

Blogpost - Sabe e Sapor - No Ar!

 

Celular nas escolas: secretarias se posicionam sobre uso de telas



Medida que restringe o dispositivo em sala de aula tem causado polêmica na comunidade escolar

Nas últimas semanas, algumas secretarias de educação têm restringido o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas. A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu um decreto no último dia dois de fevereiro que suspende o uso do celular nas dependências dos colégios. A medida foi publicada no Diário Oficial e terá um período de 30 dias para conscientização e adaptação, quando serão realizadas oficinas com professores e alunos para que possam se acostumar à nova realidade. Já em São Paulo, a proibição foi no acesso às redes sociais pela internet das escolas estaduais. Essa restrição, que valia desde março do ano passado para os alunos, agora foi estendida para o corpo docente e demais funcionários.

A tecnologia em sala de aula, a princípio, chegou com a promessa de revolucionar as metodologias de ensino tradicionais, mas algumas entidades, como a UNESCO, alertam sobre a exposição excessiva de crianças e adolescentes às telas. Segundo o relatório de monitoramento global emitido em 2023 pelo Grupo de Monitoramento da Educação, as ferramentas tecnológicas em sala de aula podem ser benéficas, mas quando aplicadas às práticas pedagógicas. Nesse sentido, o documento evidenciou que a proximidade de um aparelho celular é capaz de distrair os estudantes e provocar impacto negativo na aprendizagem.

Adolescente mexendo no celular em uma escola
Uso excessivo de telas pode prejudicar a aprendizagem, alerta UNESCO. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os dados desse relatório serviram de base à proibição dos celulares no município do Rio de Janeiro. O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, afirma que os objetivos da medida envolvem a capacidade de aprendizado, concentração e a interação entre os alunos: “Os objetivos são pedagógicos e sócio emocionais. A cada notificação recebida no celular é como se o aluno saísse da sala de aula ou da roda de conversa. Não tem como se concentrar e ter um aprendizado adequado assim. O nosso objetivo, nesse sentido, é o de melhorar a capacidade de concentração dos estudantes nos estudos. A gente quer também que nossas crianças brinquem, conversem e interajam pessoalmente com seus colegas nos intervalos, e não que vão correndo para as redes sociais”.

No mundo, países como França, Holanda, Canadá e Estados Unidos possuem restrições quanto ao uso dos eletrônicos. Fatores como distraçãoisolamento social e queda no aprendizado foram apontados como motivo de preocupação. Para a coordenadora de Educação da UNESCO, Rebeca Otero, é preciso ter atenção com o uso da tecnologia: “Nós temos que promover cada vez mais o uso pedagógico para que esses equipamentos sejam usados em favor da educação, não contra a educação. Se a gente deixa livre, o estudante acaba não utilizando para fins pedagógicos, ou para pesquisa ou para grupos de discussões do tema da aula, mas ele entra em outros assuntos, em conversas paralelas e aí acaba se dispersando e aprendendo menos”.

Falta de infraestrutura nas escolas

A professora Erika Arantes é mãe de uma adolescente de 12 anos e recebeu a nova determinação da prefeitura carioca com apreensão: “Não discordo que o celular de uma maneira geral tem se tornado cada vez mais um problema, acho que é uma questão que todo mundo concorda e deve ser conversado, debatido, um ponto negativo é a questão da maneira como se propõe o debate”. Ela chama a atenção para a falta de estrutura da escola para lidar com a nova realidade. “É impossível ligar para lá, às vezes preciso dar um recado, mas ligo e ninguém me atende. Se eu não tenho o recurso do celular dela para deixar uma mensagem, eu não tenho comunicação com a escola porque a escola não tem pessoal”, explica.

Aluna da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro mexendo no celular em sala de aula
Proibição no município do Rio começa a valer em fevereiro. Foto: Guilherme Oliveira/SME-RJ

Antes de entrar em vigor, uma consulta pública recebeu mais de 10 mil respostas da sociedade civil, com 83% das pessoas sendo favoráveis à proibição do uso de celulares durante todo o horário escolar. Segundo Renan Ferreirinha, essa restrição já havia sido feita no ano passado, tendo uma boa recepção por parte dos professores e responsáveis dos alunos: “O que fizemos agora foi ampliar a proibição para o recreio e intervalos, visando melhorar a interação social entre os alunos e fazer com que eles se desapeguem dos aparelhos, mesmo quando não estiverem em aula. Escola deve ser lugar de aprendizagem e interação humana. Por sinal, estamos usando o mês de fevereiro como período de conscientização para que os alunos se acostumem e entendam a importância das novas medidas que começam a valer a partir de março”, afirmou o secretário.

Especialista em Direito Educacional, Alynne Ferreira ressalta que a escola possui autonomia para tomar decisões, desde que sejam feitas com transparência: “A escola tem o direito a criar o seu processo pedagógico de acordo com o que ela acha mais interessante, com os parâmetros teóricos que ela vai seguir. A gente chama isso de exercício regular do direito, garantido pela lei de diretrizes e bases”.

O debate acerca do tema é amplo e esbarra em questões como o código de ética e regulação do uso. Segundo o Mestre em inteligência artificial e ética, Alexandre Le Voci Sayad a restrição é complexa: “Acho que existe coisas no meio do caminho, como a criação de um código de ética em conjunto com os alunos. Proibir é o que a escola sempre fez, na história da educação é o que ela mais faz. (É necessário) Discutir isso na sociedade, trazer um código de ética, entender os momentos do uso do celular, começar a pensar uma regulação disso sobre todas as esferas, inclusive sobre as Big Techs, tem uma cadeia de questões que proibir acaba sendo mais fácil”.

De acordo com Rebeca, o diálogo é ponto chave da discussão: “Vivemos um dos momentos mais complicados de violência dentro das escolas, tivemos uma série de episódios de violência e é muito importante pros pais terem um canal de comunicação com os filhos, para que eles possam se comunicar rapidamente, ter notícias. Tem uma série de questões relacionadas à segurança que o celular trouxe um certo conforto”. Contudo, ela enfatiza a necessidade de utilização crítica, com responsabilidade: “As escolas têm que fornecer aos estudantes uma educação midiática e informacional. O aluno precisa aprender dentro da escola a identificar fontes verídicas, notícias falsas, precisa aprender a checar informações que ele colhe na internet”, conclui. 

No município do Rio de Janeiro, os celulares ainda poderão ser utilizados em casos específicos: com autorização dos professores para fins pedagógicos ou da gestão escolar quando as atividades forem interrompidas. Além disso, pessoas com deficiência ou necessidade de saúde terão o uso irrestrito e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem utilizar nos intervalos. O secretário municipal de Educação pontua que a medida não consiste em ser contra as tecnologias, mas pôr limites ao uso delas nas salas de aula: “Não que os celulares não possam ser usados para o lazer, mas é necessário que a gente ensine limites. A gente não é contra o uso da tecnologia da educação, mas é preciso que ela seja utilizada de forma consciente e responsável. Do contrário, ao invés de ser uma aliada, a tecnologia passa ser uma vilã do processo educacional”.

 Canal Futura

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quinta-feira, 14 de março de 2024

Palavras, conceitos Novos! Educar RS





MOTE 👉Como usar a palavra mote?
  1. A ideia de resistência, luta e firmeza foi o mote da propaganda.
  2. Alguém propunha um mote e a glosa ia passando de voz em voz.
  3. Ciro teceu comentários sobre outros candidatos que também utilizam o mote da mudança em suas campanhas.
  4. Significado de Mote

    substantivo masculino[Literatura] Estrofe que, localizada no início de uma composição poética, é utilizada como razão da obra, desenvolvendo o tema do poema.Texto curto, expressão ou ditado de teor satírico; motejo.Aquilo que serve como tema (propósito) de algo.Dito, expressão, sentença que sintetiza um ideal; lema.[Literatura] A sentença ou frase que serve como base ou tema para uma obra literária.As palavras que são gravadas no pedestal de uma estátua, placa, lápide, medalha etc.: epígrafe.Etimologia (origem da palavra mote). Do provençal e do francês mot.

PLANO DE AULA PROJETO DE VIDA

 Título do plano

Minha autobiografia

Professora Eliete de Lucena Leão

Ensino Médio 

Presencial

Estimular a busca pelo autoconhecimento através da reflexão e produção de uma autobiografia.
Etapas de Construção

Escola; Histórias de vida; Identidade; Autoconhecimento; Cultura digital; Família

Pessoal

1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital

6 - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e entender as relações do mundo do trabalho, do exercício da cidadania e do seu projeto de vida

8 - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional

Percepção da sua prórpia identidade e entendimento da importância do autoconhecimento.

Materiais de referência

Aulas do plano

Minha Autobiografia

- Canetas
- Lápis
- Internet
- Computador / tablet
- caderno

Meditação guiada sobre a busca interior (autoconhecimento).

Introdução

Roda de conversa sobre a experiência e importância do autoconhecimento. (1 aula)

Atividade 3: Listar pelo menos 10 fatos marcantes em sua vida.

Roda de conversa sobre os fatos selecionados. (1 aula)

Atividade 4: Produção de uma autobiografia (mínimo de 15 linhas)

Publicação no portifólio ( officce) (1 ou 2 aulas

QUALIDADE DE VIDA 2

 ...."assegurar às pessoas,estruturas sociais mínimas que lhes permitissem perseguir sua felicidade (DAY & JANKEY, 1996).

  ☝FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE PENSAMENTO


INDICAÇÃO DE LEITURA E PESQUISA:👇

Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação

Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação CDD. 20.ed. 613.7 Érico Felden PEREIRA* Clarissa Stefani TEIXEIRA** Anderlei dos SANTOS***


FIGURA 1: Oportunidades e obstáculos

 Ao acaso 

Por escolhas 

Pessoa

 Contexto 

Componentes de Qualidade de Vida 

SER 

 PERTENCER

 TORNAR-SE  

Fonte: adaptado de RENWICK e BROWN (1996).


              

Hierarquia das necessidades de maslow

Qualidade de Vida

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

Existe um método científico utilizado para medir a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um questionário para verificar o nível da qualidade de vida dos diferentes grupos sociais, de diferentes países e culturas.


Esse questionário é composto por seis domínios centrais: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.


O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando a riqueza, a qualidade do processo de alfabetização, a educação, a expectativa média de vida, o índice de natalidade e mortalidade, entre outros fatores.


Qualidade de vida foi um conceito criado pelo economista J.K. Galbraith, em 1958, que veicula uma visão diferente das prioridades e efeitos dos objetivos econômicos de tipo quantitativo.


De acordo com este conceito, as metas político-econômicas e sociais não deveriam ser perspetivadas tanto em termos de crescimento econômico quantitativo e de crescimento material do nível de vida, mas sim de melhoria em termos qualitativos das condições de vida dos homens.


Porém, Isso só seria possível através de um melhor desenvolvimento de infraestrutura social, ligado à supressão das disparidades, tanto regionais como sociais, à defesa e conservação do meio ambiente, e etc.


Para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para o lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem.


Essas ações acarretam boas consequências para o indivíduo, que passa a usar o humor para lidar com situações de stress, e fazer com que sinta que tem controle sobre sua própria vida.


Qualidade de vida é diferente de padrão de vida, e muitas pessoas confundem os termos. Padrão de vida é uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços que determinada pessoa ou grupo pode ter acesso.

Qualidade de vida no trabalho

    Qualidade de vida e saúde

Qualidade de vida e alimentação


ESCOLHA UMA DESTAS QUALIDADES DESTINTA E FAÇA SEU COMENTÁRIO!



 

PROJETO DE VIDA

Objetivo: Oportunizar aos estudantes o desenvolvimento das dimensões pessoal, social, acadêmica e profissional de modo a construir um projeto de vida ético, saudável e cidadão, planejando caminhos para escolhas pessoais, acadêmicas e profissionais; desenvolver competências cognitivas e socioemocionais necessárias.

Matrizes de Referência 2024 -  Projeto de Vida


1


para uma participação ativa na sociedade; promover o pensamento crítico e a reflexão sobre o presente e o futuro, incentivando a construção de projetos de vida

significativos.

Vamos falar um pouco desta nova disciplina que consta no curriculo do Ensino Médio da Escola Diogo Penha, Projeto de Vida que se amplia a todas as aréas do conhecimento. "Dessa maneira, é importante que os (as) estudantes desenvolvam na sua trajetória escolar habilidades e competências necessárias para prepará-los (as) a conduzir suas vidas, para além dos muros da escola, para a coexistência harmoniosa entre negros, quilombolas, indígenas, brancos e outros grupos étnico-raciais. Visto que, como expressam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Brasil, 2004), fomos historicamente educados para estabelecer relações desiguais baseadas em concepções racistas e excludentes, forjadas na ideologia colonialista. Por isso, a reeducação na perspectiva da ERER contribui para que os (as) estudantes possam atuar com criticidade, autonomia, responsabilidade e compromisso social, por meio de um longo e qualitativo processo de aprendizagem."Matriz Curricular 2024

Dentro destas diretrizes e demais competencias estabelecidas neste documento norteador é que iremos construir nosso planejamento para este componente curricular.


O QUE É PROJETO?

Descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado

PROJETO

Desejo                       Fazer 

 Intenção

            Realizar                      Algo


   PLANO




A palavra projeto vem do latim projectum, que significa “antes de uma ação”. Ao longo do tempo, o sentido de “projeto” foi sendo modificado e ampliado, e hoje é aplicada em tantos contextos que às vezes fica difícil entender realmente o que é um projeto.

Neste texto, explicamos o conceito de projeto e como isso funciona na prática.

Um projeto é um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Em outras palavras, um projeto tem início e fim determinados (é, portanto, temporário), e um objetivo final. Além disso, os recursos de um projeto não são ilimitados e a gestão deles deve ser planejada previamente.

Confira alguns exemplos para entender melhor o que é um projeto:

  • Desenvolver um novo produto, serviço ou resultado;
  • Efetuar uma mudança na estrutura, envolvendo pessoas e/ou processos;
  • Adquirir, modificar ou desenvolver um sistema;
  • Realizar uma pesquisa cujo resultado será divulgado;
  • Construir um prédio, planta industrial ou infraestrutura.
  • A seguir, vamos te explicar detalhadamente as principais características de um projeto:


    É único

    Isso significa que um projeto não pode ser repetido continuamente, ele é um evento único e planejado. Por exemplo: se um engenheiro receber demandas de dois clientes diferentes para desenvolver empreendimentos com as mesmas características, não poderá oferecer o mesmo projeto para os dois.

    Isso porque cada projeto terá membros, especificidades técnicas, locais de aplicação, disponibilidade de recursos e provavelmente datas de início e término diferentes.

    Tem início e fim definidos

    Quando dizemos que ele é temporário, isso não quer dizer que ele terá curto prazo, mas que há um início e um fim definidos, um prazo a ser respeitado.

    É progressivo

    Considerando o prazo de conclusão que tem que ser atingido, o projeto deve ser dividido em etapas, e não entregue de uma vez só. Geralmente, as entregas são compostas por tarefas que interagem entre si e dependem umas das outras.

    Por exemplo, para construir uma casa, é preciso construir as fundações antes de levantar as paredes. São tarefas ou atividades progressivas que vão dando forma à entrega final.

    Tem delimitação de recursos

    Os insumos para executar um projeto são limitados . Para definir as linhas de base dos recursos (sejam eles humanos, financeiros ou materiais), é comum que se faça um levantamento de custos antes da execução, para garantir que a falta de algum recurso inviabilize a entrega do projeto.

    E  O QUE SABEMOS DA PALAVRA VIDA?

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sexta-feira, 1 de março de 2024

Atividade 2 Porque a sociedade é tão importante para os Cientistas Sociais?

 

Atividade 2- Introdução a Sociologia

2 pontos
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FÓRUM - TRANSVERSALIDADE 1

 ATIVIDADE TRANSVERSALIDADE 1


          Junto com seus colegas e com auxilio mediador da professora vamos debater a ideia central da autora e colocar a nossa opinião sobre o tema/assunto. Deem exemplo de suas experiências pessoais.
TEXTO: Tempo Presente e Tempo Virtual: o estar ausente estando presente, e as diferenças culturais das nações nos processos das difusões : Vá no blog de filosofia e participe do Fórum:


Paula Bellizia, Presidente da Microsoft Brasil, fala sobre os 4 pontos da transformação digital de um processo de transformação constante e que não dá sinais de parar: a revolução tecnológica. Ela aponta ainda o que há de mais notável na chamada quarta revolução industrial.





Transformação Digital: Você está pronto para uma mudança exponencial?





Como fazer apresentação no Power Point - Tipo e tamanho de fontes


 

Como finalizar uma apresentação


 

Power Point 2010 (aula 4) para iniciantes - Editando Slide Mestre

 


Power Point 2010 (aula 3) para iniciantes - Plano de Fundo e Transição d...


 

Power Point 2010 (aula 2) para iniciantes - Formatando e animando o texto


 

Power Point 2010 (aula 1) para iniciantes - Introdução ao curso




Mensagem

 

                                 Faça seu comentário do texto teatral

Palavras e Conceitos Novos Educar.rs!

 

Olá,Turma! Estou compartilhando alguns conceitos para que possamos entender palvras novas que estamos utilizando com esta nova forma de aprender com aula EaD. Então vamos ao ponto!

STATUS: status é uma palavra em latim que indica a posição ou situação social de alguma coisa num momento específico. Nesta plataforma Google,nos ganhamos um status de Atividade pendente, devolvida,entregue, nota atribuída, atividade entregue fora do prazo. Cada ação que nos fizemos ou não fizemos gera um status e tudo vai sendo registrado. Como diz o significado da palavra Status isto é momentâneo e logo muda quando você resolve a ação solicitada. Exemplo: Você postou seu trabalho no MURAL seu status neste trabalho é de Pendente - Logo que você posta no local certo seu status passa ser Atividade Entregue.
Faça seu comentário deixando sugestão de palavras novas!
Ok! Fica a dica e logo vamos ver outro post sobre Palavras e Conceitos Novos Educar.rs!

Palavras e Conceitos Novos Educar.rs!

 


POST 2 - Palavras e Conceitos Novos Educar.rs! Olá,Turma! Estamos aqui com uma nova Palavra e um novo Conceito do Educar.rs! POST: É uma Mensagem, texto, imagem ou qualquer outro conteúdo publicado na internet, especialmente em redes sociais: professora de filosofia cria em post informativo chamado Palavra e Conceitos Novos Educar.rs! para que seus alunos compreendam a nova linguagem que se aplica na nova forma de estudar em EaD. Etimologia (origem da palavra post). Do substantivo inglês post, "correspondência"; do verbo "to post", com o sentido de postar.
Ok! Fica a dica e logo vamos ver outro post sobre Palavras e Conceitos Novos Educar.rs!
Faça seu comentário deixando sugestão de palavras novas!
Abraço a tod@s!
Eliete Lucena

Forum : O QUE É SER UM HOMEM POLÍTICO


A Antropologia é uma ciência que estuda a diversidade cultural humana. Do grego, o termo antropologia é formada pelos vocábulos: “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento). Portanto, a antropologia é o estudo sobre o ser humano, suas relações e a formação das culturas.
Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político. A política, ou melhor a ação política, que significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser prática por todos os cidadãos, ou melhor os políticos - https://blogdoenem.com.br/homem-um-animal-politico-revise-aristoteles..

Com base neste discurso faça seus comentários!